quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Complementar: Filmes de 1955

Não poderia deixar de trazer a vocês, leitores amigos, amigos leitores, leitores e amigos do blog, dois clássicos do cinema, que influenciam na mídia, nos veículos de comunicação e no imaginário coletivo das pessoas até os dias de hoje, bem como em outras áreas da cultura e das relações psicosociais. São eles "Juventude Transviada" (Rebel Without a Cause), do gênero drama, dirigido por Nicolas Ray e "O Pecado Mora ao Lado", (The Seven Year Itch), uma comédia romântica dirigida por Billy Wilder, baseada em uma peça teatral de George Axelrod levada aos palcos da Broadway em 1952. Ambos foram grandes sucessos de bilheteria e são vistos até hoje.

O primeiro deles está centrado na vida de três jovens problemáticos: "Jim", interpretado pelo ator James Dean, "Judy", interpretada pela saudosa Natalie Wood e "John", interpretado por Sal Mineo. Os três se conhecem na delegacia, devido ao fato de Jim ter sido encontrado em estado de embriaguez, Judy ter discutido com seu pai e John ter atirado em alguns cães. A partir daí, Jim começa a se aproximar de Judy, criando uma briga com seu namorado, que é líder de uma gang no colégio. Nisso, eles começam a imbricar-se num jogo de rivalidades que tomam alargadas proporções.
O argumento do filme é de uma profunda importância para as pessoas. O filme busca explicitar, em sua sequencia de cenas, as incertezas, as dúvidas, a fragilidade, a insegurança e o imaginário dos jovens, fazendo com que se renove a cada ano que passa, tomando novas interpretações, mantendo-o atual. Procura mostrar que uma vida desregrada não leva a nada, ao mesmo tempo que mostra o quanto se é livre enquanto se é jovem. Para quem não o assistiu, corra logo, este é um dos filmes imperdíveis!





(Só para constar: apesar das fotos serem em preto-e-branco, o filme foi gravado em cores e recentemente remasterizado, o que representa uma boa qualidade na hora de assisti-lo...)

A história de um homem que manda sua esposa e filho passarem as férias no interior, durante o forte verão nova-iorquino é tema de "O Pecado Mora ao Lado". No filme, "Richard Sherman", interpretado pelo ator Tom Ewell, é um homem casado há 7 anos, o qual, por estar lendo um livro cujo título é "The Seven Year Itch" - A coceira do sétimo ano, acaba por imaginar que seu casamento está entrando em crise. Nisso, ele acaba conhecendo uma garota, a qual é interpretada pela maravilhosa Marilyn Monroe, que se muda para o apartamento vizinho ao seu, a fim de passar a temporada de verão. Nisso, ele começa a se envolver com ela, supondo envolver-se, por sua parte, em um caso amoroso, sendo que para ela nada mais passa de amizade. 
O enredo, as falas, as cenas e as manifestações das reflexões da voz narrativa, fazem desta uma das maiores comédias de todos os tempos. A cena em que Marilyn está sobre a passagem do metrô enquanto o vento levanta seu vestido, é conhecida mundialmente. De acordo com a atriz, "uma cena que era para ser engraçada acabou virando palco para a apelação", visto que o diretor pediu que ela refilmasse a cena umas quantas vezes. A passagem inicial do filme, que supostamente se passa no período de pré-colonização da América, faz uma costura perfeita com o enredo do filme, bem como contribui para atribuir mais graça e comicidade às cenas que irão se seguir. Assim como o filme anterior, este é outro clássico imperdível. Boa sessão fílmica a todos!!!








2 comentários: