quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Os Clássicos do Cinema Francoamericano de 40: "Casablanca" e "O Boulevard do Crime"

Compartilho com vocês dois filmes impossíveis de se deixar de lado na hora de fazer uma seleção.


O primeiro deles é Casablanca, um filme norte-americano de 1942 dirigido por Michael Curtiz. Conta um drama romântico na cidade marroquina de Casablanca, que naquele momento estava sob o controle da França de Vichy. O filme é baseado na peça "Everybody Comes To Rick's" ("Todo Mundo Vem ao Café de Rick"), de Murray Burnett e Joan Alison. Tem, em seu elenco, as estrelas Humphrey Bogart, no papel de Rick Blaine e Ingrid Bergman, como Ilsa Lund. O desenvolvimento do filme centra-se sobre o conflito de Rick, nas palavras de um personagem, "o amor e a virtude": Rick deve escolher entre sua amada Ilsa e fazer a coisa certa. Seu dilema é ajudar ou não Ilsa a escapar de Casablanca com seu marido Victor Lazlo, um dos líderes da resistência Tcheca, de modo que ele possa continuar sua luta contra os nazistas.





 

 

Considerado como um dos maiores filmes da história do cinema americano, ganhou vários Oscar da Academia, incluindo o de melhor filme em 1943. Casablanca teve uma grande estréia, mas não espetacular; entretanto ganhou popularidade com o passar do tempo e esteve sempre nas listas dos dez melhores filmes. A crítica elogiou a performance carismática de Bogart e Bergman e a química entre eles, junto à profundidade das caracterizações, a intensidade da direção , a sagacidade do roteiro e o impacto emocional do trabalho como um todo.

 

Paris, 1830. Esse é o cenário para "O Boulvevard do Crime" (Les Enfants du Paradis), nosso segundo filme do post. Uma produção francesa de 1945 dirigida pelo Cineasta Marcel Carné. Tem como cenário central o Boulevard du Temple, que é o local dos teatros, dos cabarés e da vida boêmia da capital francesa. É nele que desenrola o tumultuado triângulo amoroso formado pela atriz Garance (Arletty), o ator Fréderick Lemaitre (Pierre Brasseur) e o mímico Baptiste (Jean-Louis Barrault). Em 1997, O Boulevard do Crime foi eleito o maior filme francês do século XX, em votação que reuniu críticos, cineastas, atores e intelectuais franceses. Nada mais justo, pois é um grandioso filme e recentemente ganhou uma versão restaurada. Marcel Carné (1909-1996) foi um dos expoentes do realismo poético, principal corrente estética do cinema francês nas décadas de 30 e 40. Nesse período, em colaboração com o poeta Jacques Prévert, realizou grandes obras-primas, como Cais das Sombras, Trágico Amanhecer e O Boulevard do Crime. 

 





São, de fato, filmes inesquecíveis; sempre que possível, é bom tornar a assisti-los... Espero que tenham gostado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário