terça-feira, 18 de setembro de 2012

A Telenovela “Lado a Lado” e o Resgate Histórico-Cultural da Identidade Brasileira


Ontem assisti, pela primeira vez desde que iniciou, um capítulo da nova novela das 18h, da Rede Globo, “Lado a Lado”. Pelo que pude perceber, a trama está ambientada no início do século XX, num Rio de Janeiro que está a sofrer grandiosas transformações. Nesta época, o prefeito da cidade queria deixá-la ao estilo parisiense, com grandes avenidas, cobertas de canteiros. Para isso, haveria a necessidade de retirar das periferias grande parte da população pobre, que vivia em cortiços. E é neste exato momento da história do Brasil que a novela se apoia a fim de tramar seu enredo, visto que as pessoas que viviam nos cortiços são retiradas destes locais, a fim de que estes espaços deem lugar às novas avenidas, construídas ao estilo parisiense.
A seguir, fotos de duas avenidas do Rio de Janeiro, após a re-urbanização: 



E aqui, fotos dos antigos cortiços cariocas, antes da remodelagem e abertura das ruas.





Mas não é nesse ponto que quero concentrar meu foco desta postagem. Quero dar ênfase a dois elementos que tiveram seu surgimento e começaram a ser difundidos na cultura brasileira exatamente neste momento da história: o samba e o “foot-ball”.


O samba, ritmo musical que surgiu com os descendentes de escravos, começou a ser tocado nessas periferias e cortiços do Rio de Janeiro. No início, era um ritmo que possuía muitos batuques, acompanhados de violão. Logo em seguida surgiu o pandeiro, tornando-o conhecido Brasil afora e dando características peculiares a este gênero. Os passos da dança, neste primeiro momento, lembram muito a ginga da capoeira, elemento folclórico que possui forte vínculo com a cultura africana. Percebe-se, com isso, que o samba também tem suas raízes na cultura afro. As cenas da novela em que as personagens de Camila Pitanga e de Lázaro Ramos dançam à beira do morro ao som do samba aproximam-se muito da forma como dançavam seus precursores. O ritmo é embalante e convidativo.

Os atores em cena: caracterização perfeita, remissão fiel à época.

Outro elemento que acabou sendo incorporado à nossa cultura é o futebol, que surgiu na Inglaterra, no final do século XIX. Chegou ao Brasil também nesta época, início do século XX. Lá, era conhecido como “foot-ball”, cuja tradução literal aproxima-se de “pé-na-bola”. Inicialmente, o esporte começou a ser difundido na elite carioca. Logo em seguida, caiu nos pés do povo e se consagrou, gerando grandes jogadores e fazendo com que nosso país ficasse conhecido como “o país do futebol”. Na novela, as personagens de Thiago Fragoso e de Rafael Cardoso recebem o “kit” vindo da Europa e começam a divulgar, bem como a difundi-lo entre seus amigos.

Foot-ball: precursão na elite carioca.

Levando em consideração a vinda desses elementos, sua difusão e atual importância para a cultura brasileira, é pertinente trazer as palavras de Stuart Hall, em seu texto “A Centralidade da Cultura”, em que ele afirma: “Os seres humanos são seres interpretativos, instituidores de sentido. A ação social é significativa tanto para aqueles que a praticam quanto para os que a observam: não em si mesma mas em razão dos muitos e variados sistemas de significado que os seres humanos utilizam para definir o que significam as coisas e para codificar, organizar e regular sua conduta uns em relação aos outros. Estes sistemas ou códigos de significado dão sentido às nossas ações. Eles nos permitem interpretar significativamente as ações alheias. Tomados em seu conjunto, eles constituem nossas “culturas”. Contribuem para assegurar que toda ação social é “cultural”, que todas as práticas sociais expressam ou comunicam um significado e, neste sentido, são práticas de significação”.

Complementar: Pintura de Franz Josef Frühbeck, retratando o Campo de Santana. Rio de Janeiro, 1818.

Um bom roteiro, um excelente figurino, caracterização e ambientação. Vale a pena acompanhar “Lado a Lado” e conhecer um pouco mais da história e da cultura do Brasil através desta ótica. Um abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário