segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Um segundo: E a Fotografia de Robert Doisneau

Olá! Diria certa vez um pensador: "A fotografia é a poesia da Imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são". Sem dúvida, isso é o que ocorre nas lentes de Robert Doisneau.




Robert Doisneau (14 de abril de 1912 - 1 de abril de 1994) foi um famoso fotógrafo nascido na cidade de Gentilly, Val-de-Marne, na França. Era um apaixonado por fotografias de rua, registrando a vida social das pessoas que viviam em Paris e em seus arredores, mas também trabalhou em fotografias para publicações em revistas, assim como a famosa fotografia "O Beijo do Hotel de Ville" (Paris, 1950).


Doisneau foi um dos fotógrafos mais populares da França. Era conhecido por sua modéstia e imagens irônicas, misturando as classes sociais das ruas e cafés de Paris. Influenciado pela obra Atget, de Kertész e Cartier Bresson, Doisneau apresentou em mais de vinte livros uma visão encantadora da fragilidade humana e da vida como uma série de momentos calmos e incongruentes.






Diria ele certa vez: "As maravilhas da vida cotidiana são tão emocionantes. Nenhum diretor de filmes pode organizar o inesperado que você encontra na rua". Aproveite esta maravilhosa seleção de fotos do artista, que retrata um pouco da identidade francesa através das lentes de sua câmera fotográfica!







 
Até a próxima postagem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário