sábado, 12 de abril de 2014

Um Assassinato a Sangue Frio



Capa do livro, recentemente lançado pela editora Companhia das Letras (2013).
Precisamente as dez horas da noite, de uma sexta-feira qualquer deste ano, terminei de ler o livro “A Sangue Frio”, do escritor norte-americano Truman Capote. Precursor no gênero romance de não ficção, Capote aborda nesta narrativa a história real de um brutal assassinato de quatro integrantes de uma respeitada família de uma pequena cidade no oeste do Kansas.
15 de novembro de 1959. Esta data ficou marcada na trajetória de Truman Capote e dos moradores da pequena Holcomb, Kansas, cidade que, à época, contava com pouco mais de 260 habitantes. Quatro membros de uma respeitada família da pequena cidade foram assassinados. Herb Clutter, o patriarca da família, tinha 48 anos e era um fazendeiro muito estimado na comunidade. Bonnie Clutter, sua esposa, era três anos mais nova e sofria de "problemas psicológicos". O casal vivia com os dois filhos mais novos, Kenyon e Nancy, ainda adolescentes. Os quatro foram amarrados e amordaçados (Herb também teve a garganta cortada); depois, foram mortos a tiros de espingarda. O acontecimento abalou a todos e a notícia do ocorrido espalhou-se por todo o país em questão de dias. Poucos dias após a tragédia, Truman Capote, em seu apartamento, pela parte da manhã, lê uma pequena nota sobre o ocorrido no The New York Times. De imediato, o fato ocorrido o chocou e o fez, um mês após o assassinato, chegar a Holcomb e entrevistar familiares das vítimas e dos assassinos, recolher documentos oficiais, ler cartas e diários, observar e assistir ao julgamento e sentença dos criminosos.

Membros da Família Clutter assassinados. Em sentido horário: Herb, patriarca, Bonnie, matriarca, e os filhos Nancy e Kenyon. Origem: internet.
Os assassinos Richard Hickock e Perry Smith, aguardando julgamento. Origem: internet.
Dick e Perry, como eram conhecidos, em foto retirada no momento em que foram capturados e levados à prisão. Origem: internet.

O livro consiste em um relato extremamente detalhado do acontecido, desde a ideia inicial do crime até a execução dos assassinos. Com seu talento e maestria na arte de escrever, o escritor e cronista norte-americano desenvolve uma narrativa em que intercala os acontecimentos com uma fiel descrição das ações, tanto dos assassinos, como da rotina dos integrantes da família assassinados, traçando, em paralelo à história, um exato perfil psicológico dos assassinos. O texto toma fôlego à medida em que vão se explicitando os acontecimentos. Capote intercala momentos de plena descrição dos atos tais quais o são, com instantes a que atribui, em dose exata, total maestria literária às descrições daquilo que não é concreto e exige a habilidade do escritor para assim torná-lo. Capote faz, desta forma, uma costura perfeita entre os acontecimentos reais e os instantes em que recorre aos recursos diegéticos, numa simbiose tão perfeita que, além de passar por vezes despercebida ao leitor, não descaracteriza os acontecimentos reais presentes no livro. O ponto alto do romance constitui o momento em que os policiais encontram os assassinos, levam-nos ao departamento de polícia e realizam uma sabatina com cada um deles.

Truman Capote com um dos assassinos, Perry Smith, em foto da época. Origem: internet.

Com as informações coletadas, o autor escreveu um "romance não-ficcional", considerado a primeira obra do New Journalism. Em 1965, a Revista The New Yorker publicou o último dos quatro capítulos escritos por Capote sobre o assassinato da família Clutter. Batendo recordes de vendas da revista, em janeiro de 1966 o romance saiu em formato de livro.

Cartaz do filme "A Sangue Frio", de 1967. Origem: internet.

            No ano seguinte, o diretor Robert Brooks dirige o filme “In Cold Blood” (A Sangue Frio), baseado na obra de Capote e estrelado pelos atores Robert Blake e Scott Wilson. O filme não deixa perfeitamente claro quem eram as verdadeiras vítimas do episódio: se as pessoas mortas brutalmente ou seus executores, dois ex-condenados, vítimas da crescente desumanidade das prisões.[ O diretor Brooks, também autor do roteiro, adicionou ao material de Capote um flashback freudiano de dezoito minutos, com o intuito de esclarecer as circunstâncias que levaram os criminosos a consumar a tragédia. A fim de conseguir maior realismo, “A Sangue Frio” foi rodado quase inteiramente nos locais onde aconteceram os fatos e em austero preto e branco. Brooks evitou a todo custo o glamour típico de Hollywood e construiu uma narrativa sem sensacionalismo, sóbria porém atraente. Todos esses elementos reunidos resultaram em um absorvente semidocumentário, detalhado e cuidadosamente pesquisado.

Os atores Cliffton Collins Jr. e Philip Seymour Hoffman, nos papéis de Perry e Capote, respectivamente, no filme Capote (2005). Origem: internet.

Em 2005, o diretor Bennett Miller produz um filme biográfico sobre Truman Capote e o faz através de uma revisita ao caso Clutter, contando, dessa forma, a história do escritor e cronista a partir deste trabalho literário que projetou a obra de Capote mundialmente. O filme recebeu um prêmio Oscar em 2006 na categoria Melhor Ator, sendo vencedor o ator Philip Seymour Hoffman, por encarnar de forma fidelíssima o papel do escritor. Surpreendeu por tamanha semelhança entre ator e personagem real.

 Sem dúvida, um livro imperdível. Sua leitura é merecedora de nossa atenção, tanto pela singularidade do acontecimento narrado, quanto pela genialidade e maestria literária desenvolvida por Truman Capote ao longo das páginas. A todos que se aventurarem literariamente por este romance, desejo uma ótima leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário