terça-feira, 20 de novembro de 2012

A Riqueza e as Variações da Pintura Flamenga

Olá! Segue abaixo uma seleção de telas de pintores flamengos datados entre os séculos XV e XVII. Notem a diversidade de temas, bem como a riqueza no traçado das telas...




A pintura flamenga floresceu no começo do século XV até o século XVII. A região de Flandres, no norte da Bélgica e nos Países Baixos, produziu os maiores pintores do norte da Europa e atraiu muitos outros de regiões vizinhas.





A Pintura flamenga surgiu igualmente através do desenvolvimento de uma mentalidade burguesa (comércio e banca; mercado da arte) e está ligado a uma evolução ideológica para novas formas menos trancendentais para com a Natureza cultura visual fundamentada em tradições que privilegiam a observação atenta do mundo natural e valorizam a superfície material da imagem.




À visão sintética e unitária da perspectiva linear, contrapõe-se na pintura flamenga, uma análise meticulosa da realidade integrada numa concepção mais empírica do espaço. O elemento unificador é a luz que envolve todas as partes da representação, valorizando os mínimos pormenores.




O resultado é uma descrição extremamente precisa da riqueza do universo visível  onde o espaço atribuído ao homem não é central nem exclusivo, pois cada elemento, quer seja um objecto do quotidiano ou uma parte da paisagem, merece ser representado e adquire um significado simbólico.


Até a próxima postagem!!!!

Um comentário: