quarta-feira, 3 de julho de 2013

As Várias Faces Apresentadas por Modigliani

Olá! Certo dia me deparei com um filme intitulado "Modigliani". Vista a capa do referido filme, bem como sua sinopse, me interessei por ele de imediato. E de fato não me equivoquei: o filme tratava de um relato sobre o artista plástico e escultor italiano Amedeo Modigliani (1884-1920), que fez sua carreira na Paris do início do século XX. Pois bem: seu estilo de pintar foi que me chamou a atenção. Logo que assisti, fui pesquisar a respeito de sua biografia, em especial de suas obras de arte (das quais trago uma síntese a seguir). Seu estilo possui uma peculiaridade: por ser um artista principalmente figurativo, tornou-se célebre sobretudo por seus retratos femininos, caracterizados por rostos e pescoços alongados, à maneira das máscaras africanas. A seguir, algumas de suas pinturas:
 









 
Amedeo Modigliani, em foto de 1906.

Autorretrato de Modigliani, 1919.
 
O encontro com o escultor Constantin Brancusi marcou a carreira de Modigliani, que por um longo período abandonou a pintura pela escultura. Impressionado pelo cubismo, muito influenciado por Cézanne, Toulouse-Lautrec e Picasso, o artista executou nesse período esculturas nas quais se misturam influências da escola de Siena e da arte da África negra, sobretudo das esculturas do Congo e do Gabão. Nota-se em suas esculturas uma forte influência da arte africana e cambojana, que provavelmente conhecera no Musée de l'Homme. Seu interesse pelas máscaras africanas é evidente no tratamento dos olhos de seus modelos.
 
"Cabeça", de 1911.
Como falado anteriormente, há uma produção cinematográfica sobre o artista, intitulada "Modigliani - Paixão pela Vida", produzida em 2004 e estrelada por Andy Garcia. O cartaz do filme, bem como o trailer, seguem a seguir.
 
 
 
Espero que tenham gostado. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário