domingo, 30 de junho de 2013

200 anos de Richard Wagner - E a "Cavalgada das Valquírias" - E "O Coração das Trevas" - E a "Operação Valquíria"

Olá! Há exatos duzentos anos, nascia, no número 3 de uma célebre artéria comercial de Leipzig (Alemanha) o nono filho de Carl Friedrich Wagner, funcionário da polícia (apesar de subsistirem dúvidas sobre a sua paternidade), e de Johanna Rosine, filha de um padeiro. Dois séculos depois, o que então foi um acontecimento que passou despercebido, toma dimensões de efeméride à escala global. Afinal, em Richard Wagner (1813-1883) reconhecemos um dos nomes maiores da história da música e referência de primeiro plano no universo da ópera.
 
 
Sua produção artística consagrou-se ao longo do tempo, inspirando novos compositores e outros segmentos da arte e da sociedade. Nas artes, por exemplo, o diretor Francis Ford Coppola, ao filmar a produção cinematográfica "Apocalipse Now", em 1979, utiliza-se da composição "A Cavalgada das Valquírias" como tema de fundo para as cenas do ataque da força aérea norte-americana a um povoado vietnamita, conforme o vídeo a seguir.


Ao falar em "Apocalipse Now", não podemos deixar de mencionar que a produção de Coppola faz alusão à obra literária de Joseph Conrad, "O Coração das Trevas", que vem a narrar a chacina ocorrida no Congo Belga.

 

As remissões a Wagner não param somente nas telas do cinema; inspiram também movimentos sociais. Durante a Segunda Grande Guerra (1939-1945), uma legião de soldados alemães, comandados pelo Coronel Claus Schenk Graf von Stauffenberg, une-se no propósito de assassinar Adolf Hitler, então chefe maior do III Reich. Tal atentado recebeu o nome de "Operação Valquíria", em virtude da inferência à música de Wagner. Em 2008, a história deste atentado foi trazida às telas do cinema no filme "Operação Valquíria" (Valkyrie), sob direção de Bryan Singer, no qual o ator Tom Cruise interpreta o Coronel Stauffenberg. Abaixo, segue o trailer do filme.
 
À esquerda, cartaz do filme "Valkyrie", de 2008. À direita, foto do Coronel Claus Schenk Graf von Stauffenberg, que liderou, à época, a Operação Valquíria.
 
Utilizando-me de um clichê, que que foi apresentado acima constitui-se apenas como "a ponta do iceberg". A influencia wagneriana não fica restrita somente ao que foi apresentado acima; estende-se por outros setores da produção artístico-cultural e da sociedade, bem como da crítica. Depois de passar por Vagner e perceber a influência do compositor na produção artística e nas manifestações sociais que ocorreram ao longo da história, espero que tenham gostado da postagem. Até a próxima!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário